A Fusão entre o desenho animado e o filme:

Dentre os vários pontos que contribuíram para o sucesso d'O Enigma da Esfinge, o maior deles é o fato de ser a primeira vez acontece, em CD-ROM, uma fusão entre desenho animado e ator. O trabalho seria muito difícil, e a atriz teria que contracenar com o nada. Por outro lado a atriz teria que ser carismática, alguém que trabalhasse com humor. Por tudo isto, Marisa Orth foi a escolhida. Vestida pela grife paulista Escola de Divinos, fez uma Cleópatra completamente diferente: carismática, vaidosa e divertida. Para que Marisa Orth pudesse aparecer dentro de um desenho animado e conversar com Gustavinho, foi utilizada a técnica de filmagem sobre tela azul. Com o uso deste recurso, a equipe de efeitos especiais conseguiu aplicar a atriz sobre o fundo do desenho animado.

Como são feitos os cenários:

Os cenários são os fundos onde as animações acontecem. Por isso, é muito importante manter os traços e as cores coerentes com os personagens que vão ficar sobre ele. As cores dos personagens são escolhidas primeiramente, assim, o cenário deve ser pintado com cores que não façam os personagens desaparecerem. O desenho do cenário não é um simples desenho de paisagem, todos os traços devem ser feitos lembrando que as animações devem se "encaixar" neles. Passo a passo:

Seguindo as indicações do story board, o desenhista faz um esboço do cenário....

... O desenho é passado à limpo, e dentro do computador os traços são definidos....
... De acordo com as marcações do esboço, as áreas escuras são demarcadas...
... As cores são escolhidas com cuidado e o desenho é colorido.....
... As áreas marcadas são pintadas com suas cores "noturnas" respectivas...
... Por fim são aplicados os efeitos que deixam o cenário muito mais realista...

A Animação

A técnica da animação, utilizada no Enigma da Esfinge, é a mesma dos desenhos animados comuns. Primeiro o animador desenha as pontas do movimento, indicando os outros desenhos que fazem parte da ação. Estes desenhos são filmados para analisar o movimento, este processo é chamado de Pencil Teste. A seguir o intervalador, seguindo as indicações, faz os demais desenhos. Com a animação completa, ela é passada para o computador, onde se define o traço, é pintada e montada sobre o cenário.


O animador e o intervalador desenham sobre uma mesa especial. Essa mesa possui um disco móvel, que permite, ao desenhista, procurar a melhor posição de mão para o traço. Esse disco tem réguas com registro, para que todas as folhas fiquem na mesma é iluminada por dentro, como o discos é translúcido podemos ver os desenhos sob a folha de cima (isso é fundamental para se realizar uma animaŤão)